A MEDIAÇÃO COMO FORMA DE RECONHECIMENTO DO OUTRO

a crise que envolveu a coleta seletiva na paralisação dos catadores na COVID-19

  • Marcelo Lemos Vieira
  • Vanessa Morelo Amaral
Palavras-chave: COVID-19. Catadores. Coleta Seletiva. Solidariedade. Mediação.

Resumo

em face da pandemia da COVID-19, que acometeu todo o Planeta, várias foram as consequências que afetaram a sociedade. Uma delas foi a paralisação do serviço dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no Estado do Espírito Santo. A paralisação ocorreu em virtude da orientação da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental, que expediu recomendação no sentido da paralisação do serviço de coleta seletiva, transportes e manejo nas Instalações de Recuperação dos Resíduos, em razão dos riscos que apresentavam, o que acabou gerando providências, tanto do Ministério Público do Trabalho como do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, seguindo aquela orientação. Acontece que o serviço de coletiva seletiva, desempenhado pelos catadores, é fruto de árdua conquista da sociedade capixaba, com a criação em todo território das associações de catadores, sendo um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de ser meio de renda dos catadores e de suas famílias. Com isso, a paralisação acabou por gerar, além de um problema ambiental, também socioeconômico. Diante da tensão que se instalou, com o questionamento pelas associações dos catadores, o Ministério Público cumprindo seu papel constitucional com fulcro no princípio da solidariedade, que permeia o Estado Socioambiental, e na mediação, como instrumento de autocomposição cooperativa, reuniu os atores envolvidos para dialogar sobre o conflito e buscar a solução mais resolutiva e célere possível. Utilizando elementos da hermenêutica filosófica de Gadamer, das Teorias do Discurso de Habermas e do Reconhecimento de Honneth promoveu uma verdadeira saga de debates e reuniões, acabando, ao final, conseguindo êxito na construção da solução comunicativa e consensual, com o restabelecimento dos serviços de coleta seletiva em todo território do Estado do Espírito Santo, com a devida observância das regras sanitárias então em vigor.

Referências

BENJAMIN. Antônio Herman. Constitucionalização do Ambiente e Ecologização da Constituição Brasileira. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; LEITE, José Rubens Morato. (Org.). Direito Constitucional ambiental brasileiro. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BIANCHI, Patrícia. Eficácia das Normas Ambientais. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da república federativa do brasil. Brasília, DF: Se- nado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CUNHA, Ricarlos Almagro Vitoriano. Hermenêutica e argumentação do direito. Curitiba: CRV, 2014.
GADAMER. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 7. ed. Trad. MEURER, Flávio Paulo. rev. trad. Enio Paulo Giachini. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
GADAMER. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3. ed. Pe- trópolis: Visões, 1999.
HABERMAS, Jurgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 2002, p. 226.
KLOEPFER, Michael. A caminho do Estado Socioambiental? A transformação do sistema político e econômico da República Federal da Alemanha através da proteção ambiental especialmente desde a perspectiva da ciência jurídica. In: KRELL, Andreas J.; SARLET, Ingo Wolfgang. (Org.). Estado socioambiental e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010, p. 39.
MOREIRA, Luiz. A constituição como simulacro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
MOREIRA, Nelson Camatta. Direitos e Garantias Constitucionais e Tratados Internacionais de Direitos Humanos. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
NAVARRO, Gabriela Cristina Braga. Hermenêutica filosófica e direito ambiental: concretizando a justiça ambiental. São Paulo: Inst. O Direito por um planeta verde, 2015.
SCHMIDT, Lawrence K. Hermenêutica. 2. ed. Trad. Fábio Ribeiro. Rio de Janeiro: Vozes, 2013,
p. 25-49. (Série Pensamento Moderno).
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da cons- trução do direito. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
. Aplicar a letra fria da lei é uma atitude positivista? Estudos Jurídicos, p. 60. Disponí- vel em: . Acesso em: 16 abr. 2015.
VIEIRA, Marcelo Lemos. A mediação nas questões ambientais no âmbito do Ministério Público. In: VIEIRA, Marcelo Lemos; FABRIZ, Daury Cesar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. 257 p.
VINCENZI, Brunela Vieira de. A mediação como forma de reconhecimento e empoderamento do indivíduo. In: VINCENZI, Brunela Vieira de; REZENDE, Ariadi Sandrini. Justiça Multiportas: mediação, conciliação, arbitragem e outros meios de solução adequada para conflitos. ZANETI JR. Hermes; CABRAL, Trícia Navarro Xavier. v. 9. Salvador: Juspodivm, 2016, p. 816. (Coleção de grandes temas do novo CPC. Coordenação geral: Fredie Didier Jr.).
Publicado
13-09-2022
Como Citar
Marcelo Lemos Vieira, & Vanessa Morelo Amaral. (2022). A MEDIAÇÃO COMO FORMA DE RECONHECIMENTO DO OUTRO: a crise que envolveu a coleta seletiva na paralisação dos catadores na COVID-19. Revista Do Ministério Público Do Rio Grande Do Sul , 1(89), 31-54. Recuperado de https://revistadomprs.org.br/index.php/amprs/article/view/228