O MINISTÉRIO PÚBLICO DO SÉCULO XXI: PROJETOS REGIONAIS DIGITAIS

Iniciativa do Ministério Público por meio das Promotorias de Justiça de Faxinal do Soturno, Restinga Sêca e São Sepé que visa alcançar a efetivação na atuação cível, criminal e nos direitos difusos e coletivos do cidadão, mediante projetos inspirados na regionalização, desenvolvidos com a família, escola e a comunidade, com ênfase na tecnologia

  • Cláudio Antônio Rodrigues Estivallet Junior
Palavras-chave: Holística. Tecnologia. Projetos. Regionalização e Transformação.

Resumo

O artigo aborda fundamentalmente a necessidade de evolução, inovação e criatividade, mediante o uso da tecnologia na atuação do Promotor de Justiça, condizente com a pós-modernidade e crises emergentes do século XXI, pelo qual os desafios de enfrentamento de temas sociais complexos exigem uma visão holística e conectada com o mundo contemporâneo. A postura adversarial e litigante deve ceder espaço para a conciliação autorresponsabilizadora, construindo alternativas conjuntas com o cidadão e a comunidade. A base teórica encontra alicerce no pensamento holístico, na comunicação não-violenta e circular, na importância da troca de lentes com vistas a restauração dos conflitos, no trato dos litígios estruturais com vistas a um Ministério Público resolutivo, na irresignação decorrente da violência que assola o país e, especialmente, na transformação possível do aprendizado por meio de Projetos, convergindo para uma atuação planejada. Assim, iluminados por uma vivência de três décadas com PJ, criamos 25 (vinte e cinco) Projetos Regionais Digitais, adaptado aos tempos de pandemia, construídos ao longo de uma caminhada na Comarca de Faxinal do Soturno, onde exercemos a titularidade há iguais vinte e cinco anos, os incentivando a participação e a mobilização comunitária, com foco único na transformação ministerial, social e afetiva nas relações humanas.

Referências

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI (recurso eletrônico). Porto Alegre: Penso, 2014.
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 1982.
DAHER, Lenna Luciana Nunes. Ministério Público Resolutivo e o Tratamento Adequado dos Litígios Estruturais. Coleção Ministério Público Resolutivo. Belo Horizonte: D’Plácido, 2019.
DEEP Legal. Adotando o visual law: como aplicar na prática? 2021. Disponível em: Acesso em: 25 jun. 2021.
ROSEMBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamen- tos pessoais e profissionais. São Paulo: Agora, 2006.
Publicado
15-09-2022
Como Citar
Cláudio Antônio Rodrigues Estivallet Junior. (2022). O MINISTÉRIO PÚBLICO DO SÉCULO XXI: PROJETOS REGIONAIS DIGITAIS: Iniciativa do Ministério Público por meio das Promotorias de Justiça de Faxinal do Soturno, Restinga Sêca e São Sepé que visa alcançar a efetivação na atuação cível, criminal e nos direitos difusos e coletivos do cidadão, mediante projetos inspirados na regionalização, desenvolvidos com a família, escola e a comunidade, com ênfase na tecnologia. Revista Do Ministério Público Do Rio Grande Do Sul , 1(90), 39-50. Recuperado de https://revistadomprs.org.br/index.php/amprs/article/view/245