A INSTÂNCIA REVISIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NOS ARQUIVAMENTOS
o novo art. 28 do código de processo penal
Abstract
O artigo analisa as alterações introduzidas pela Lei nº 13.964/2019, chamada de pacote anticrime, no que diz respeito ao arquivamento das investigações criminais, dando nova redação e aplicação ao artigo 28 do Código de Processo Penal. De acordo com o novel modelo a decisão de arquivamento de investigações criminais por parte do Ministério Público não mais é submetida a apreciação e homologação pelo Poder Judiciário, mas à respectiva instância de revisão do Minis- tério Público. Diante do que, é analisado o alcance da atual disposição, a qual se mostra profunda e significativa, vindo a requer a constituição de instâncias revisionais, bem como concentrando em absoluto a decisão sobre arquivamento das investigações na mão do Ministério Público, sem mais a atuação do Poder Judiciário, o que vem a reforçar o modelo acusatório.
Riferimenti bibliografici
CUNHA, Rogério Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Código de Processo Penal e ei de Execução Penal: comentados artigo por artigo. Salvador: Juspodivm, 2020.
IENNACO, Rodrigo. A revisão do arquivamento do inquérito policial na nova estrutura proces- sual penal brasileira – primeiras impressões. Disponível em:
LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal. 8. ed.; Salvador: Juspodivm, 2020. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal. Rio de Janeiro: Forense, 2020. E-book.
PACELLI, Eugênio; FISCHER, Douglas. Comentários ao Código de Processo Penal e sua juris- prudência. 12. ed. São Paulo: Atlas Editora, 2020. E-book.