A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA: PRESCRIÇÃO, PROCESSO E REDESENHOS EMPRESARIAIS

  • Ana Maria Moreira Marchesan
Palavras-chave: Direito Penal Ambiental; pessoa jurídica; processo penal e procedimento; prescrição; Compliance criminal ambiental.

Resumo

O presente artigo objetiva visitar o atual estágio na jurisprudência e na doutrina a respeito de pontos controvertidos ou lacunosos sobre a responsabilidade penal das pessoas jurídicas. Procurou-se enfrentar as polêmicas e superar os vácuos legislativos apontando formas de resolução. A pesquisa se propôs a escrutinar julgados versando sobre temas controvertidos como o interrogatório e a execução forçada das penas aplicadas aos entes morais, os prazos prescricionais justapostos aos crimes cometidos a elas imputados e a respectiva forma de representação. Ao final, o trabalho ocupou-se de analisar, em perspectiva, possíveis novos caminhos dessa ainda novel modalidade de responsabilidade penal.

Publicado
01-02-2023
Como Citar
Ana Maria Moreira Marchesan. (2023). A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA: PRESCRIÇÃO, PROCESSO E REDESENHOS EMPRESARIAIS. Revista Do Ministério Público Do Rio Grande Do Sul , 1(92), 43-72. Recuperado de https://revistadomprs.org.br/index.php/amprs/article/view/284