OS FILHOS DO PROMOTOR

atuação multiespecializada na luta pela garantia dos direitos fundamentais por meio da justiça restaurativa como complemento a justiça tradicional

  • Claudio Antonio Rodrigues Estivallet Junior
Palavras-chave: Promotoria de Justiça. Justiça Tradicional. Justiça Restaurativa. Atuação Multiespecializada. Projetos.

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de estudo realizado durante Curso de Especialização em Direitos Difusos e Coletivos da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, pauta-se por abordar uma trajetória de vida e de trabalho junto à Promotoria de Justiça da Comarca de Faxinal do Soturno, RS, cujas práticas e condutas alinham-se ao conceito de justiça restaurativa, considerando-se a realidade social e política de nosso país e as expectativas dos cidadãos diante dos desafi os que dela advêm e que recaem no âmbito da justiça. Para isso, dividimos este texto nas seguintes partes: a primeira trata da contextualização, quando explicamos o título, a epígrafe, bem como o objetivo geral e os específi cos da pesquisa implementada; a segunda discorre sobre a ruptura de paradigmas, quando outros são adotados por meio de uma nova visão de mundo a incidir sobre práticas frequentes no âmbito em questão; a terceira traz um nosso olhar sobre a historicidade, pensando a justiça da perspectiva tradicional em relação e em direção a uma justiça restaurativa, tomando essa última como uma necessidade no mundo contemporâneo, quando então alicerçada no diálogo e na responsabilização; na quarta, referimo-nos à nossa prática em especial, abordando-a em sua especifi cidade, ou seja, a uma atuação multiespecializada, por meio de projetos preventivos e resolutivos. Antes de concluirmos, ainda, na quinta parte, inserimos recortes de alguns depoimentos, visando a enlaçar a proposta de ação implementada à forma como foram e são compreendidas e sentidas pela comunidade. Por fi m, tecemos algumas considerações, quando, expondo nossas conclusões,
também lançamos sugestões quanto à forma de progressão da carreira de Promotor de Justiça, na qual nos inserimos, sob a necessidade de manter coerência com a proposta apresentada.

Referências

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 5. ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2000.
CAPELLARI, Jéferson. Abc do Girafês: aprendendo a ser um comunicador emocional eficaz. Curitiba: Multideia, 2012.
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 1982.
DAVID, Susan. Agilidade emocional: abra sua mente, aceite as mudanças e prospere no trabalho e na vida. Tradução de Claudia Gerpe Duarte, Eduardo Gerpe Duarte. São Paulo: Cultrix, 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUIMARÃES, Carlos Antonio Fragoso. Visão de mundo, paradigmas e comportamento humano.
(1998). Disponível em: . Acesso em: fev. 2010.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: desvelando sentidos no itinerário da alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infi nito. Lisboa: Edições 70, 1980, p. 278
PRANIS, Kay. Processos Circulares. 1. ed. São Paulo: Palas Athena, 2010.
PISOTOIA, Cristiane Debus e Silva; MARTINS, Isabel Cristina. Práticas restaurativas: uma metodologia ao Alcance do Educador. Porto Alegre: Plátano, 2017.
ROSEMBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Agora, 2006.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. 42. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1994.
SANT’ANA, Affonso Romano de. Que país é esse? E outros poemas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
SOUZA, Leonardo Gardin de; PESSI, Diego. Bandidolatria e democídio: ensaio sobre garantismo Penal e a Criminalidade no Brasil. 3. ed. Porto Alegre: SV Editora, 2018.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: justiça restaurativa para o nosso tempo. 3. ed. São Paulo: Atlas Atenas, 2008.
ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. 2. ed. São Paulo: Palas Athena, 2015.
Publicado
26-10-2020
Como Citar
Claudio Antonio Rodrigues Estivallet Junior. (2020). OS FILHOS DO PROMOTOR: atuação multiespecializada na luta pela garantia dos direitos fundamentais por meio da justiça restaurativa como complemento a justiça tradicional. Revista Do Ministério Público Do Rio Grande Do Sul , 1(87), 103-124. Recuperado de https://revistadomprs.org.br/index.php/amprs/article/view/189